No uso diário de seus armários, alguns cuidados devem ser tomados a fim de prolongar a vida útil do produto
Tome cuidado particular em torno da pia, do forno e dos rodapés. Estas áreas são as mais suscetíveis à umidade, inimiga número um da madeira. Seja cuidadoso ao usar água para limpar a cozinha. A cozinha nunca deve permanecer molhada. A água pode causar o inchamento, entortando ou manchando quando penetra um revestimento. Enxugue a água, e outros líquidos quando derramados.
Quando você pensa sobre limpeza, sua cozinha é como os móveis que você tem em outros cômodos da casa. Ela deve receber o mesmo cuidado. Para uma melhor conservação do produto, é indispensável executar periodicamente a limpeza do mesmo.
Os armários de cozinhas e dormitórios (madeira MDF) saem da fábrica sem a existência de fungos e cupins, devido ao processo de fabricação. Caso o ambiente onde for instalada a cozinha esteja infectado, recomendamos a dedetização do local antes da instalação. Do mesmo modo uma revisão periódica do ambiente.
Limpe o exterior dos armários com um pano macio, sem fiapos. Evite usar seu pano de louça para limpar ou secar os armários. Ele pode conter restos de detergente ou de gordura. As melhores escolhas incluem uma camisa velha, fraldas, pano de prato, flanelas.
Para manchas resistentes, use um pano limpo, umedecido com sabão neutro suave, não alcalino. Seque completamente com um pano macio e lustre levemente. Para limpar o interior dos armários, simplesmente limpe com um pano ou esponja úmidos e seque. Não utilize água em excesso. A limpeza com um pano seco é abrasiva e causará danos ao produto ao longo do tempo. Um pano seco não removerá realmente a poeira.
Não use espanador de pena porque ele moverá simplesmente a poeira ao redor, arremessando-a no ar. Os espanadores de pena não podem ser lavados, e uma lasca poderia riscar a superfície de madeira se uma pena partisse. A poeira é um material abrasivo, assim, espanar sem frequência ou de maneira imprópria pode criar uma superfície gasta, fosca, ao longo dos anos. A poeira pode acumular em trincas, rachaduras e em sulcos, fazendo a madeira ter aspecto escuro e desagradável. Este acúmulo de poeira torna-se difícil de remover.
Detergentes e limpadores instantâneos também não devem ser usados, pois são produtos químicos que podem danificar o acabamento do produto. Não permita que o produto de limpeza do forno toque em qualquer parte do armário.
Não use, na limpeza, produtos abrasivos, pontiagudos, espátulas, tais como palha de aço, saponáceo, etc. Evite o contato do produto com substâncias ácidas ou alcalinas (vinagre, sal, limão).
Para os puxadores, utilize somente um pano macio umedecido com água, não utilize nenhum produto de limpeza ou abrasivo.
Não pulverize o líquido de limpeza de vidro diretamente no vidro. Sempre pulverize um pouco de líquido de limpeza em um pano sem fiapos ou em uma toalha de papel, então enxugue o vidro. Os produtos de limpeza de vidro podem danificar o revestimento da madeira e os acabamentos dos puxadores e demais acessórios da cozinha.
Não deixe acumular poeira ou gordura sobre as dobradiças e corrediças. Isto pode prejudicar o funcionamento destes produtos. Para limpá-las utilize um pano úmido e sabão neutro.
Ao manusear objetos (luminárias, fruteiras, eletrodomésticos, etc.) para a limpeza, levante-os e não arraste. Isto pode causar riscos no revestimento do produto.
Os fornecedores recomendam usar o sabão suave e a água morna para limpar os acessórios de cozinhas e dormitórios. Sempre seque as junções das ferragens, superfícies e a área circunvizinha com um pano limpo e macio. Lustre os produtos com um pano limpo e seco. Peças em aço inox ou esmaltadas deverão ser limpas somente com um pano úmido, detergente neutro e após com produtos especiais para a limpeza destas peças. Seja cuidadoso ao escolher os produtos de limpeza. Sempre verifique as características do produto.
Os raios solares não devem incidir nos armários. Caso contrário, deve-se minimizar esta incidência através de outros objetos como, cortinas.
Não coloque peso e não se apóie sobre as portas quando estas estiverem abertas. Isto pode causar a desregularem das portas.
Não se apóie nas gavetas para alcançar as partes superiores. Deve se ter atenção com as crianças que utilizam as gavetas abertas como “escadas” para subirem nos balcões.
Não estenda toalhas úmidas ou molhadas sobre as portas dos armários. Ao longo do tempo, a umidade pode causar danos permanentes
Não coloque panelas, formas, assadeiras e demais utensílios aquecidos sobre os balcões. Isto pode causar danos aos balcões. Sempre utilize apoios e aparos para colocar objetos quentes sobre os balcões.
Não corte os alimentos diretamente sobre os balcões. Pois os instrumentos de corte podem danificar o acabamento dos produtos. Sempre utilize apoios para realizar estes cortes.
Sempre mantenha os balcões livres de umidade. Para isso, a cozinha deve permanecer seca quando não estiver sendo utilizada água. Sempre utilize silicone para vedar a junção dos tampos com os revestimentos das paredes. Verifique as instalações hidráulicas periodicamente para evitar vazamentos.